Divisórias e Forros parede

   As divisórias  em  gesso cartonado , vulgarmente  conhecidas como pladur são  constituidas por  uma  estrutura galvanizada  fixa na construção original  à qual é  aparafusada uma  ou duas  placas  em cada  face.

Para casos especificos pode-se utilizar uma estrutura dupla , com uma separação adequada  no  intervalo  entre  as placas pode-se colocar  lã de rocha, para conseguir  um maior isolamento termico e acustico álem de fazer uma proteção contra incendios.Álem disso no espaço existente pode-se fazer instalações especiais , como electricidade , canalização,etc...                                                                                                                                                                                   Podemos tambem fazer forros de parede em gesso cartonado para esconder uma parede "maltratada",para efeitos de isolamento térmico e acústico , ou para  aproveitar para fazer nichos e prateleiras com ou sem luzes

Vantagens em optar por paredes de gesso cartonado :

 

A execução é rápida, limpa e sem desperdícios  .Independentemente da obra a executar demora 1 do tempo em relação ao convencional.A quantidade de material movimentada é a necessária para a obra não gerando praticamente entulhos.A  alvenaria é muito mais demorada , têm mais movimentação de materiais dos quais 30 % torna-se entulho ,e com mais sujidades.

 

As paredes em pladur  podem ser instaladas em qualquer posição,uma vez que são muito leves e não representam qualquer esforço adicional  sobre a estrutura.

 

Em alvenaria a parede deverá ser colocada em pontos determinados,pois em relação ao gesso cartonado  têm 6 a 7 vezes um maior peso, o que à partida é logo um factor  limitativo,por conseguinte  só deve ser construidada onde houver capacidade para a sua carga.

 

Com o gesso cartonado a montagem têm uma maior precisão,pois todos os componentes de montagem são industrializados,sendo a montagem feita com precisão dimensional e geométrica.

 

Em relação ao acabamento este é perfeito proporcionando superfícies sem quaisquer irregularidades , uma vez que nossas massas estão preparadas para pequenas dilatações ,não rachando , o que é algo que não acontece em alvenarias tradicionais.

 

As paredes em gesso cartonado também podem ser mais estreitas , o que proporciona um ganho no espaço nos ambientes que são instaladas.

 

O conforto acústico e térmico é muito superior em relação à alvenaria,só para dar um exemplo uma parede mais simples com cerca de 10 cm de espessura, têm o mesmo desempenho que uma parede de alvenaria com 12 cm de espessura.pode-se sempre melhorar o desempenho com a inclusão de lã mineral no interior  e ainda aumentar o nº de placas de cada lado da parede.numa parede de alvenaria o desempenho acústico depende principalmente da espessura da parede.para obter o mesmo desempenho de uma parede de gesso cartonado com duas placas de cada lado com lã mineral da mais básica no interior corresponde a uma parede de alvenaria com cerca de 30 cm de espessura!

 

Reparações são muito simples , por exemplo a reparação de uma rotura na canalização ,com o gesso cartonado é feito em pouco tempo , bastando recortar com um serrote de pontas uma “janela” na parede,faz-se o conserto e em seguida com o mesmo pedaço de placa recortado fecha-se a abertura  , que é aparafusada em 2 perfis galvanizados.depois do acabamento e pintura nem se nota onde o reparo foi feito.

 

Na alvenaria a mesma reparação seria perto de uma semana  com uma maior sujidade e barulheira, uma vez que teriam que partir  com um martelo e escopro , muita sujidade ,e depois de feito o reparo ,no caso de uma parede rebocada vai-se sempre notar onde foi aberto, no caso de uma parede estucada ,após encher o buraco só podiam passar o acabamento de estuque passado 2 dias.